segunda-feira, 23 de setembro de 2019

O Cosplay da Aika: fotos e dicas!

Olá, pessoal!

Aproveitando o aniversário de 12 anos da Saga Aika, escrevi este post para contar sobre como foi o processo de criação do cosplay da Aika!

 A Peruca:

Como cabelo estava muito curto, pensei em comprar uma peruca e colocar aplique roxo. Tive um pouco de dificuldade em achar uma peruca ondulada, até que encontrei essa aqui no Mercado Livre, cuja qualidade é muito boa! Só que o aplique não fixava bem por ser logo na franja. Cosplayers mais experientes sugeriram que eu costurasse o aplique mas, como a minha habilidade em costura equivale a menos zero, fui atrás de uma pessoa que poderia customizar para mim. Foi aí que conheci o Bryan!

Além se ser um Cosplayer incrível, ele ainda faz customizações de Perucas! Ele conseguiu costurar o aplique direto na peruca, criando a franja roxa já com as mechas - e ficou muito lindo! As pessoas acharam que era meu cabelo de verdade e que eu tinha pintado 😂 Você pode chamá-lo no Instagram para encomendar uma perica com mechas coloridas como da Aika ou com mechas espetadas, como muitos personagens de mangá/anime.
O dia em que vesti e gritei de alegria

A roupa:

Dizem que os "verdadeiros cosplayers" costuram suas roupas ou participam de alguma etapa da costura. Eu particularmente sou contra essa ideia de "cosplyer verdadeiro", pois o que eu aprendi é que o importante é se divertir u_u  Logo, não costurei minha roupa tanto por eu ser uma vergonha na arte da costura quanto sentir muita dor com movimentos repetidos. Foi quando uma grande amiga se ofereceu para costurar, com base em uma ilustração que até postei aqui no blog sobre os tamanhos e detalhes da principal roupa da Aika:


Minha amiga Hidaru é fã da saga desde 2016 e faz cosplay a há anos! Sempre fiquei encantada com os relatos e dicas dela! Foi ela também que fez as pelúcias da AIka e do Kurikara, então já conhecia seu trabalho de perto (se você quiser conhecer mais do trabalho sa Hidaru com pelúcias, costura ou seus cosplays, acesse o perfil dela neste link). Primeiro, decidimos fazer algumas adaptações:
  1. Bolsos internos secretos: Como eu sabia que ficaria muito tempo em pé, pedi para ela costurar dois bolsos já na medida de meu celular e carteira para que eu não sobrecarregasse meus ombros frágeis com peso. Isso ajudou muito e, como eram fechados com velcro (ideia dela), não tinha risco dos itens caírem. 
  2. Não usar blusas diferentes uma por cima da outra: para ser mais rápido e temendo o calor do Rio de Janeiro, optamos por costurar diretamente no vestido o que seriam as duas blusas.
  3. A faixa seria presa por velcro, sedo que o brasão da estrela e as fitas já seriam colados nela com cola quente.
  4. Ombreiras também receberam velcros para serem coladas nos "ombros" do vestido.
  5. A capa de tênis: por causa da fibromialgia, eu não consigo andar por muito tempo em sapatos sem palmilhas especiais ou amortecimento. Optamos em criar uma "capa de tênis" em tecido, amarrada por faixas vermelhas como as do desenho, assim dando forma ao que seria a bota.






Cosplay também é engenharia 💗

Admito que a falta de bolsos no cosplay do Inu-Yasha fez muita falta, fazendo com que o da Aika fosse mais versátil. Sinceramente, aconselho a todos os cosplayers a criarem bolsos secretos!

Hidaru me atualizava sobre todo o processo e eu ajudava com medidas e adiantando outros materiais: comprei biscuit para fazer o medalhão da estrela e os detalhes da foice. Com sugestão da Hidaru, pintei ele com esmalte dourado. O biscuit e os "cabelinhos" vermelhos foram comprados no departamento de artesanato da loja Caçula de Madureira (eu amo essa loja desde que entrei para a faculdade em 2013!). Tive certo trabalho em modelar e colocar os cabelinhos na massa e me arrependo um pouco de deixá-lo grosso e pesado, mas até que ficou bonitinho:

A gargantilha de conchinha:

Poucos fãs sabem, mas a conchinha que inspirou a criação do portal mágico de Namimeido foi baseada em um presente quase tão antigo quanto o sonho que gerou a Saga: duas conchinhas que minha amiga de infância, chamada Thais, me deu quando eu ainda era criança. Thais foi quem inspirou a personagem Lis em Aika - O Tabuleiro do Oráculo, e foi a concha mais arredondada que me deu a ideia de ser um mecanismo para Aika se transportar entre Gattai e a Terra.

Óbvio que eu queria usar a concha original quando comecei a fazer o cosplay, mas tive que tomar muito cuidado e seguir tutoriais sobre como furar conchinhas no Youtube. Elas são bem frágeis e  quebrei outras 3 enquanto aprendia a furar. Deu muito medo de perder a original, mas consegui fazer um bom furo e passar a corda. Para não machucar o meu pescoço, optei por usar um fecho de metal (chamado de caranguejo) e usei um pedaço de corda não tão rente ao pescoço. Também passei uma camada de esmalte incolor para dar mais brilho a ela.
 (O dedo machucado foi por culpa de cortar errado uma maçã horas antes...)

Hanji, a foice:

Essa foi meu desafio pessoal! Enquanto Hidaru cuidava dos detalhes da "bota", fui correr atrás de informações sobre como fazer uma foice. Achei muitas dicas em um tutorial sobre como fazer a foice da Maka do anime Soul Eater, dividido em quatro partes:

 
Porém, a primeira adaptação que fiz foi substituir o cabo de vassoura por um cano de PVC, por ser mais leve (mais uma ideia da mestre Hidaru!). Usei papelão para fazer a lâmina da foice exatamente como foi feito no vídeo, mas a lâmina ficou molenga por ser mais estreita. Então, meu marido cerrou o cano e passamos a lâmina agora feita com duas folhas de Papel Paraná bem no vão. Assim, parecia quase uma lâmina de verdade passando por um cabo de madeira. As duas folhas foram coladas com cola branca e muitos pregadores para fixar bem.

Difícil foi cortar o Paraná...
Enquanto a cola branca secava, tratei de pintar os detalhes da foice que foram feitos em biscuit: os cristais e a gema. O "cristal" inferior foi modelado sobre o cabo, sem tapar o buraco, pois temia que o biscuit se quebrasse. Para disfarçar, pintei com tinta acrílica roxa do biscuit até a ponta de PVC. Eu queria ter achado uma gema de plástica para ficar mais parecido, mas às vésperas da bienal, era o que eu tinha 😅. O cabo foi revestido por folha de Contact marrom, e os detalhes roxos do cabo foram feitos com celofane roxo. O esmalte dourado deu acabamento nos encontros das partes e no contorno da gema.

Depois, coloquei uma camada de jornal para criar a área arredondada onde entrariam as escamas. Eu ia usar EVA comum, mas achei folhas de EVA com glitter na caçula e tive que usar! Ficou muito mágico! Essa etapa foi feita com ajuda daquele tutorial em vídeo, mas tive um trabalho extra com os detalhes roxos. Diferente do vídeo, cortei os EVAs maiores do que as folhas de papel Paraná para juntar os lados com cola quente, deixando-a mais fina e dando mais aspecto de lâmina mesmo.

Quanto as escamas, estas foram coladas uma por uma, para deixar mais fiel às ilustrações, todas por cima do jornal e parte das lâminas de EVA.


Após colarmos as escamas, minha irmã ajudou passando verniz sobre as áreas de biscuit para que a tinta não soltasse tão fácil e dar um acabamento mais brilhante.

Resultado:







Perdoem esta autora que não encontrou caneta roxa a tempo para desenhar na testa... Apesar da Bienal ter sido corrida, fiquei muito feliz com o resultado e com as fotos! Foi muito mágico ver o quanto os fãs ficaram apaixonados 💓

Espero que tenham gostado e que as dicas aqui os ajude em seus futuros cosplayers 😊

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário