domingo, 6 de novembro de 2016

O "Enem" do Japão


Aika não faz Enem, mas sabe o que é sofrer nas provas :/
No Japão, existe uma espécie de Enem, mas ele não serve para tirar um certificado de conclusão para o ensino médio. Todas as questões são objetivas e não existe redação.
O nome dele é esse:   大学入試センター試験 (Exame nacional para ingresso na universidade). A grande maioria dos japoneses precisa dele para entrar nas universidades. Ele é abreviado como "センター試験 (Center Shiken)" e é realizado todos os anos no primeiro sábado e domingo de janeiro.
Para ingressar nas universidades públicas do Japão, é preciso fazer o Center Shiken sem exceção. Lá é, de certa forma, como no Brasil. Há universidades públicas, particulares, com bolsa ou não, algumas melhores e outras inferiores. A maior diferença (e considero a mais importante) é que existem mais opções. Temos poucas faculdades no Brasil se você refletir sobre o número de pessoas. Mas lá não existe política de cotas.
Muitas particulares usam a nota do Center Shiken para somar a nota dos candidatos ou para cortar quem ficou abaixo do mínimo no exame, mesmo quem foi bem na prova da particular. Para ingressar nas universidades públicas é necessário fazer as cinco matérias principais: japonês, matemática, uma língua estrangeira (inglês,francês,alemão,chinês,coreano), uma matéria de ciência ( física, química, biologia, geologia ) e uma matéria de ciência social (história do Japão, história do mundo, geografia, política e economia, ética). Para as particulares, é preciso fazer 3 matérias normalmente. Porém, tudo depende da faculdade que você quer cursar.
Também não há um SISU por lá. Só depois de terminar Center Shiken que os estudantes precisam fazer as inscrições nas universidades públicas que querem entrar, podendo escolher no máximo duas. Nesse período eles ainda não podem saber as notas antes das próximas provas, mas os jornais publicam os gabaritos no dia seguinte. Já as provas da segunda etapa são realizadas entre início de fevereiro e início de março.
No Japão existem mais vagas nas universidades do que número de jovens, então é um pouco mais fácil passar, devido a queda de nascimentos. Embora, como vemos nos animes, algumas universidades têm provas bem mais complicadas -_-
E aí, como vocês foram hoje? Gostaram da curiosidade? :D
PS: esta ilustração é uma das artes especiais feitas para a publicação de Aika na amazon, onde vamos a Aika treinando :3
Não se esqueçam que essa noite tem sorteio \o/

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Prêmio Wattys 2016 e sorteio!

É com muita alegria que, nesta sexta-feira chuvosa no Rio de Janeiro, Aika - A Canção dos Cinco se tornou um dos premiados no maior concurso de escrita online do mundo: o Wattys 2016! O livro venceu na categoria "Narrativa Visual", onde entram os livros que inovaram através do uso de imagem com o texto!


O link com a lista dos premiados é este aqui: http://wattys.wattpad.com/winners/pt-BR/
Foram mais de 140.000 inscrições e sinto-me honrada por ter meu primeiro livro como vencedor. Mal consigo acreditar, principalmente nessa categoria *---*

E para comemorar, estou realizando um sorteio especial lá na página do Facebook, mas só vale por lá! Curta a página oficial e confira:https://www.facebook.com/aikasaga/


Obrigada a todos pelo carinho e apoio! Até a próxima \o/

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Nova Capa!

AÊ GALERA! A capa de Aika está pronta *o*
Ela não ta linda? *-----*



Quer baixá-la em melhor qualidade? Segue o link: http://lucialemos.deviantart.com/art/Aika-cover-wattpad-627381465

E ainda tem versão Wallpaper!

Baixe em alta qualidade: http://lucialemos.deviantart.com/art/Aika-L1-Wallpaper-wattpad-627386644

Até a próxima *o*

sábado, 30 de janeiro de 2016

Especial A Pérola Cósmica de Kinryuu



Para comemorar as mais de 2000 visualizações de Aika – A Canção dos Cinco, venho trazer um especial, uma versão alternativa do capítulo 13 que conta a história de Kinryuu em versão mangá!
Agradeço a todos pelo apoio e carinho, estou aprendendo muito e sinto-me muito grata por tudo que está acontecendo. Como sabem, venho passando por problemas de saúde há mais ou menos quatro meses, onde não estou podendo nem desenhar nem escrever plenamente, estou somente colocando o que já tinha pronto do livro e indo devagar com tudo. Tem sido um momento turbulento, onde muitas vezes afundei de tristeza, pois são as coisas que mais amo fazer. Mas não conseguiria passar por eles sem vocês! Espero estar de volta o quanto antes pra retribuir tudo isso. Cada dia, acho que fico um pouquinho mais forte e cada comentário parece me dar ainda mais força pra continuar.
Então, muito, muito obrigada por tudo galera!


Rio de Janeiro – 29 de janeiro de 2016
O Especial “A Pérola Cósmica de Kinryuu” na verdade foi um trabalho de faculdade e foi desenvolvido por volta entre novembro e dezembro de 2014. Nesse ano, o livro ainda estava em desenvolvimento e os personagens não estavam com seus traços definidos. Como alguns sabem, sou aluna do Curso de Comunicação Visual Design da UFRJ e essa versão em “mangá” do capítulo “Kinryuu” foi um projeto de conclusão de uma disciplina chamada Técnica e Produção da Imagem - Quadrinhos. Nela, cada aluno deveria desenvolver sua própria HQ e eu me aproveitei de Aika para realizar um teste pessoal: se deveria ou não fazer Aika em mangá.
Meu objetivo era fazer o capítulo do mangá de Kinryuu sem as presenças de Aika e Kurikara, mas o professor me desafiou a misturar os dois mundos em menos de 14 páginas, utilizando obrigatoriamente cores. Por isso as falas estão alteradas, para que o leitor pudesse entrar no mangá de Kinryuu, indo e voltando com Kurikara. Foi divertido, apesar do curtíssimo tempo de execução (menos de três semanas mal dormidas). E, faltando um dia para a impressão e entrega final, todos os arquivos foram corrompidos pelo excesso de tamanho… Consegui terminar e entregar uma versão impressa, mas havia perdido os editáveis completamente. Chorei muito porque, apesar de já ter decidido que Aika ficaria melhor como livro, eu queria muito que os futuros fãs pudessem ler esse especial.
E somente no final de 2015 que consegui, por uma tremenda sorte, recuperar tudo que havia perdido. Restaurei todos os editáveis e fiquei chocada com a mudança no traço. Essa versão que vocês têm agora está parcialmente modificada, pois antes a Aika e o Kurikara estavam com seus traços mais duros. Alterei o mínimo porque gosto de ver essa mudança. Curiosamente, Kinryuu, Rie e todas as cenas do mangá nunca mudaram.
Espero que goste desse especial, pois ele foi muito importante para mim <3 
Um grande abraço,
Lúcia Lemos




sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Um presente de Natal

"Adorei :3 personagens originais e bem construidas. História mega épica :3Emoticon colonthree" - DragoaElementar
"Achando muito legal a fusão de formatos (livro, anime e mangá). O tema é original e a escrita é envolvente. ‪#‎partiuparte2‬!" - FelipeBiavo
"Você tem uma escrita rica e mesmo assim não deixa ela cansar o leitor. Acho que isso acontece porque muda de plano rapidamente e não perde tempo com detalhes desinteressantes." - EfraimRafael
"Velho, na boa, muuuuuuito top *-*
Você consegue criar um universo fantástico de um jeito que dá pra ver cada detalhe acontecendo *0000* - As lutas, os personagens, o cenário... Tudo!
Um dos melhores prólogos que já li, sério ><" - Diego_Lourenco
"Sá bagaça é foda xD O melhor prólogo que li até hoje, e ainda tem a parte dois *---* To encantado com a escrita, é bem rica em detalhes, as batalhas sao claras e os personagens bem humanizados, além de ser super original!Emoticon wink É o que dá mais gosto de ler. Parabens! Estarei acompanhando." - Paulo_depaula

Esses são alguns dos comentários no Wattpad *-* É muita felicidade gente! Isso é um verdadeiro presente de Natal *----*Emoticon heart
E hoje tem mais: Capítulo "Ameaças" no AR! Segue no link:
https://www.wattpad.com/…/53716970-aika-a-can%C3%A7%C3%A3o-…

Felix Natal, galera! Tudo de bom pra todos \o/

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Músicas e Personagens

Tenho uma mania estranhar de associar músicas a personagens e cenas de Aika Emoticon colonthree
Se quiserem saber um pouco mais sobre Kurikara, ouçam essa música: "Blood on my Hands" de XANDRIA.

Essa arte foi feita com Aquarela e canetas nanquim!



Ainda não leu Aika? Então segue no link o/ 
Me siga no instagram pra ver outras artes: https://www.instagram.com/lucialemosart/

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Interlúdio ~ Sobre a Maldição Parasita


- As pessoas não sabem o que é ter medo. Elas realmente não sabem o que é. É pior do que um inimigo a sua frente. É um inimigo que surge de toda parte. De dia, de noite, no semblante de um estranho ao rosto inocente de um amigo. É algo que você não vê, mas está a sua volta o tempo todo. E quando você menos espera, ele surge do nada e te devora. Pior. Ele faz com que você se devore, se destrua. A si e aos poucos que tentam te ajudar.
- Poucos?
- Sim. Poucos. Poucas são as pessoas que se importam. Às vezes nem é culpa delas. Todos têm problemas, logo, não tem tempo para ouvir sobre seus. E aí você tenta enfrenta-los sozinho, pois quando você fala de seus medos, as pessoas se afastam. Elas não podem fazer nada, e nem ao menos tentam.
- Mas por quê?
- Porque pessoas querem estar com pessoas que as façam felizes. Ninguém quer ficar perto de alguém problemas ou triste. Ninguém se pergunta se essa pessoa precisa de um abraço. Não, este mundo diz ao amaldiçoado pelo medo que ele não tem tempo pra isso. Que se ele tivesse o que fazer, não sofreria. Que basta só ele não pensar. Não se lembrar daquilo que o levou a ser tragado pelo medo. Só que as coisas não são assim.
- Mas essa maldição tem forma...?
- Depende da pessoa. Eu já vi uma... É como se fosse uma marca com cor-de-sangue alojada nas suas costas. Não é uma cicatriz. Ela tem volume e peso. Ela fala. Ela te sussurra no escuro. Quando você acha que está livre, ela cresce e estrangula sua coluna, a ponto de impedir você de andar.
- Então... A pessoa fica presa na cama?
- Ou em seus próprios pensamentos. Mas o pior é o que ela te faz fazer. Essa maldição toma conta do seu corpo e das suas palavras. Aí, seu espírito fica aprisionado em seu próprio corpo, assistindo incapaz seu medo em forma de maldição assumir todos os seus movimentos.
- Como assim? O que ela te obriga a fazer?
- Ela te impede gritar. O faz se isolar. Ela faz você se afastar dos poucos que o amam de verdade através de palavras que você jamais as diria. Ela te transforma numa fera acuada e em pânico, sangrando numa caverna escura e lodosa, cuja menor aproximação, a fera rosna e afasta até o melhor e mais paciente curandeiro. A maldição do medo o faz destruir quem te ama e te faz se destruir. Família, amigos, sonhos... Tudo é perdido. Você não consegue mais enfrentar tanta coisa. Você atingiu o ápice do vazio.
- Isso é horrível... Mas ela tem que ter cura!
- Doenças do corpo tem cura. Se não tem, você encontra, seja daqui a um ano ou um século. Mas a maldição do medo... Ela não tem cura. Ela faz você se devorar e se destruir. Ela vai torna-lo cada vez mais solitário e em pânico. Ela vai fazer você confundir um amigo com um inimigo. Vai fazer com que você se devore para ela, como um parasita. E quanto mais você afunda, mais você se odeia, porque não consegue enfrentá-la. Você se torna então um fracassado. E este mundo não tolera os fracassados.
- E como isso termina?
- Sua existência se apaga, deixando uma casca vazia. Aí acontece o mais engraçado... Aparecem pessoas de toda parte se dizendo arrependidas por não ajudar ou surpresas por nunca imaginar que alguém, que passava uma imagem tão forte, fosse capaz de se destruir.
- Mas... Ninguém tem culpa...
- O mundo está cada vez mais rápido e egoísta. As pessoas que deveriam se aproximar, estão se afastando. É solitário.
- Você fala como se conhecesse alguém que está passando por isso.
-...
- Quem é essa pessoa?
Uma pausa. Um suspiro.
- É uma pessoa que nasceu com o dom de fazer as pessoas voarem. Ela até tem o poder de voar, mas não consegue mais. A marca da maldição parasita em suas costas já ocupa e estrangula suas asas, embora, ele não permita que outros a vejam.
- E essa pessoa pode ser salva?
-... Eu não sei... Mas preciso tentar!
Domingo, 9 de agosto de 2015.
 --- // Este texto não faz parte oficialmente do livro Aika - A Canção dos Cinco.  //---
Trata-se de uma reflexão interpessoal,  um diálogo interno sobre talvez o maior inimigo de toda a saga de Aika - e talvez de muitos de nós. Eu a trago aqui para que você também reflita; e o preparo discretamente para o tão aguardado encontro de Aika, quando ela finalmente ficará frente-a-frente com Kurikara, o herói amaldiçoado.

Continue acompanhando Aika - A Canção dos Cinco no Wattpad!